sexta-feira, 14 de junho de 2013

PLANO DE AULA - TEOREMA DE TALES

Plano de Aula 

 Teorema de tales
 Turma: 8° ano

 Tempo estimado:10 aulas

 Habilidades:

  • H-35: Reconhecer e aplicar o teorema de Tales como uma forma de ocorrência de idéia de proporcionalidade, na solução em diferentes contextos. 
  • Utilizar a lógica de pensamento estruturado para resolver problemas de natureza geométrica;
  • Desenvolver a motricidade fina por meio de instrumentos geométricos de desenho, bem como o pensamento antecipatório nos processos de resolução de problemas. 
  • Identificar simetrias por meio da leitura, comparar e interpretar imagens;
  • Reconhecer padrões geométricos em diferentes imagens como forma de desenvolver uma melhor apreciação estética das linguagens do desenho, pintura, arquitetura.


 Conteúdo:


  • Geometria. 
  • Proporcionalidade. 


 Objetivos:


  • Usar o teorema de Tales na resolução de problemas.


 Estratégias e/ou procedimentos:


  • Aula expositiva dialógica (vice-versa) 
  • Utilização do uso de data-show (contextualizando o conteúdo e história)
  • Montagem do teorema com régua e folha pautada 
  • Resolução de exercícios do caderno do aluno.


  Recursos materiais e tecnológicos:


  • Aula expositiva, utilizando a lousa e data-show.
  • Apostila ( caderno do aluno)
  • Livro didático
  • Régua
  • Folha pautada.


 Flexibilização:

 Para que alunos com deficiência visual possam acompanhar estas atividades é fundamental que você antecipe as etapas da sequência para o educador responsável pela sala de recursos. Assim, o aluno cego poderá desenvolver todo o material de apoio em relevo, sob orientação do educador. Feito isso, o trabalho em sala pode ser realizado em duplas. Dessa forma, o aluno com deficiência visual conta com a ajuda de um colega para acompanhar as explicações do professor com relação às retas paralelas e transversais, podendo, inclusive - e com a ajuda de uma máquina braile e de esquadros - fazer seus próprios registros e propor novos exercícios. Com apoio do Atendimento Educacional Especializado proponha exercícios individuais para que o aluno resolva individualmente no contraturno. A avaliação pode ser feita na forma escrita, em Braile e transcrita com a ajuda do educador responsável.

 Desenvolvimento:

 1ª etapa
 Para discutir a proporcionalidade no teorema de Tales com os alunos, distribua folhas pautadas e peça que, aproveitando as linhas, tracem três retas paralelas e duas transversais interceptando-as (faça alguns modelos no quadro para que eles possam segui-los como base). Indique que marquem os pontos de intersecção formados, meçam os segmentos e dividam o valor de um pelo outro em cada transversal. Os quocientes das duas retas vão coincidir. Diga que aumentem o espaço entre as paralelas e refaçam os cálculos. Debata esses resultados: diga que o quociente é a razão da proporcionalidade (constante que permite saber a variação dos valores de duas grandezas) e peça que comparem os resultados entre si. Os quocientes das transversais desenhadas por cada aluno terão os mesmos valores. Apresente o conceito do teorema de Tales (que sempre existe a proporção entre segmentos de transversais delimitadas por paralelas).

 2ª etapa
 Entregue aos alunos um desenho que contenha retas paralelas (nomeie com r, s, t), transversais (u, v) e quatro segmentos formados por elas (apenas três deles devem ter valores conhecidos). Peça que calculem a resposta. Repita com outros valores.

 3ª etapa
 Apresente outro exemplo, em que as transversais se cruzem sobre a paralela do meio. Debata com a turma: quais segmentos são proporcionais? Solicite que justifiquem as respostas. Diga que acompanhem o percurso da transversal, notando que têm segmentos proporcionais mesmo quando estão em lados opostos.

 4ª etapa
 Proponha exercícios que tenham maior grau de dificuldade, incluindo conteúdos estudados anteriormente. Os valores dos segmentos podem ser substituídos por equações e frações. Alterne exercícios que precisem de estratégias variadas. Problemas que envolvam terrenos paralelos delimitados por ruas não paralelas ou mapas de quarteirões e transversais são exemplos.

 5ª etapa
 Finalize questionando as condições de aplicação do teorema. Peça que cada um construa um feixe de três retas não paralelas e duas transversais. Oriente que meçam os quatro segmentos formados, dividam um segmento pelo outro de cada transversal e anotem o resultado. Como os quocientes (que são as razões) serão diferentes, eles não formam uma proporção, o que impossibilita o uso do teorema.

 Recuperação:

  • A recuperação será contínua e paralela.


 Avaliação:


  • Será diagnostica e contínua, observando também a participação em sala de aula e atividades extraclasses;
  • Trabalhos individuais e em grupo; 
  • Avaliação escrita.

3 comentários:

  1. Olá turma do grupo 6, todos estão de parabéns, o plano ficou muito bom.

    Patrícia Barros - grupo 4

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  2. Olá, o Plano de Aula ficou muito bom. E a "flexibilização" para deficientes visuais trouxe a antecipação e a adaptação da estratégia de desenvolvimento da atividade. Márcia T. Tanaka

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  3. Boa noite, colegas do grupo 6. O plano de aula ficou completo, gostei. Ressalto a importância que deram aos alunos de inclusão,pois muitas vezes, na correria do dia-a-dia, acabamos deixando a desejar. Parabéns!

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